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sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PLANO DE EXECUÇÃO DO CONSELHO EXECUTIVO - ÚTIL PARA A AVALIAÇÃO DOS DOCENTES

Conselho ExecutivoLINHAS ORIENTADORAS PARA O PERÍODO 2007/2009
Considerando que só a partir da capacidade que a escola dispõe para se auto-avaliar e auto-regular é que se poderá encontrar um conhecimento consistente da sua realidade, o Projecto de Trabalho do Conselho Executivo para o período lectivo 2007/2009 aposta em três linhas de acção principais:
1-Dar continuidade no próximo ano à implementação de PROCESSOS DE AUTOAVALIAÇÃO INTERNA (OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE) que sustentem tomadas de decisão acertadas, nomeadamente na reformulação do Projecto Educativo da Escola, no Regulamento Interno e na definição e execução de Planos de Acção específicos.
2-Apostar estrategicamente na QUALIDADE da prestação do serviço educativo de forma a melhorar o sucesso educativo dos alunos, a imagem da escola, a satisfação e a realização profissional dos que na escola trabalham.
3- Actualização da auto-avaliação do Agrupamento, através do Observatório da Qualidade.
4-Combater o abandono escolar e a exclusão social, através de parcerias com a CPCJ de Odivelas, Segurança Social e Banco Alimentar;
5-Criação de turmas de Percursos Curriculares Alternativos;
6- Criação de turmas de percursos escolares alternativos, de índole profissionalizante, como o CEF Tipo 2- Acompanhante de Crianças e CEF Tipo1- Jardinagem/ Espaços Verdes.
7- Encaminhamento de alunos para CEFs, ou outros percursos escolares que a Escola não dispõe;
8- Implementação de actividades de enriquecimento curricular (Clubes e Projectos), com uma vincada vertente prática (Ex: Clube de Jardinagem, Renovar a Escola, Clube de Informática, Desporto Escolar. Apoio ao estudo através do “Cantinho do Estudo”, “Espaço Geo+”, “Animação da Biblioteca”...
9-Promover uma Escola mais Segura, nomeadamente com a implementação do controlo de entradas e saídas através do sistema SIGE (cartões magnéticos) e através de acções a implementar em parceria com a Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Odivelas e a Equipa de Missão do Ministério da Educação, coordenada pela Dra. Paula Peneda;
10- Promover uma maior divulgação das actividades nosso Agrupamento, nomeadamente através da página da internet.
Para 2007/08 e tendo presentes as linhas de acção definidas para o triénio correspondente ao mandato da actual equipa do CE, são objectivos principais do respectivo Plano de Actividades:
1º Diminuir o insucesso escolar em 10% relativamente ao ano 2006/ 2007 e menos de 5% de abandono;
2ºDesenvolver um clima de escola positivo, valorizando a disciplina, o cumprimento de regras, a tolerância, a cooperação e a amizade;
3ºPromover uma atitude pessoal e profissional positiva por parte do pessoal docente e não docente, nomeadamente em termos de relações interpessoais, assiduidade e pontualidade
4ºHumanizar o espaço escolar melhorando globalmente os espaços de trabalho e de lazer, interiores e exteriores, com o envolvimento activo dos alunos na sua gestão
5ºDesenvolver a utilização das novas tecnologias, quer a nível dos processos de ensino-aprendizagem, quer a nível administrativo.
6ºDivulgar o nosso Agrupamento através do respectivo site e uma vez por mês num Jornal de Odivelas.
Actividades:
-Acompanhamento e apoio ao desenvolvimento do Projecto Curricular de Escola, Projectos Curriculares de Turma e de complemento curricular;
-Acompanhamento do processo de reformulação do Projecto Educativo da Escola
-Acompanhamento e apoio aos processos de Avaliação Interna;
-Criação de espaços de inter-ajuda e de reflexão (reais e virtuais- Moodle ou outros) onde as boas práticas, projectos e actividades diversas sejam partilhados com outras escolas, professores, alunos, encarregados de educação, pessoal não docente, autarquias, empresas, associações...);
-Desenvolvimento do sistema integrado de gestão da escola: SIGE.
-Melhoria das condições físicas e materiais das salas de aula e outros espaços;
-Dinamização de espaços de comunicação informal entre o Conselho Executivo, os alunos, encarregados de Educação, docentes e não docentes;
-Dinamização das Assembleias de Delegados de Turma, de Representantes dos Pais e da Associação de Estudantes;
-Organização do serviço de exames, formação de turmas e horários;
-Implementação de dois exercícios de simulação de situações de emergência no âmbito do Plano de Segurança da escola.
-Dinamização da actualização da página da internet do Agrupamento;
-Dinamização da actualização do Observatório da Qualidade;
-Elaboração do estudo da evolução do sucesso escolar no trénio 2005/2006 a 200772008;
-Dinamização dos planos de formação do pessoal docente e não docente.

VAMOS TER A SEMANA DOS CURSOS E PROFISSÕES


DE 11 a 15 DE FEVEREIRO REALIZA-SE NA NOSSA ESCOLA MAIS UMA VEZ A "SEMANA DOS CURSOS E PROFISSÔES", DESTINADA À COMUNIDADE ESCOLAR EM GERAL, E EM PARTICULAR AOS ALUNOS QUE, CADA VEZ MAIS CEDO TÊM DE DECIDIR O CURSO, OU PROFISSÃO A SEGUIR... E HÁ UM "MUNDO" DELES!
QUE CURSO?
QUE PROFISSÃO?
VEM ATÉ À BIBLIOTECA DA ESCOLA PARA SERES ESCLARECIDO E PODERES OPTAR EM CONSCIÊNCIA!