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sexta-feira, 3 de outubro de 2008

OBJECTIVOS DO PROJECTO EDUCATIVO 2008/2009

OBJECTIVOS DO PROJECTO EDUCATIVO

1. DIMENSÃO PESSOAL DA FORMAÇÃO

Constituem objectivos do Projecto Educativo:

• 1.1-Favorecer o desenvolvimento progressivo de sentimentos de autoconfiança.
•1.2- Promover a criação de situações que favoreçam o conhecimento de si próprio e um relacionamento positivo com os outros, no apreço pelos valores da Justiça, da Verdade , da Solidariedade e de Tolerância.
•1.3 Criar condições que permitam apoiar carências individualizadas e detectar e estimular aptidões específicas e precocidade.
•1.4 Proporcionar, em colaboração com os parceiros educativos, situações de ensino/aprendizagem formais e não formais que fomentem a expressão de interesses e aptidões nos diversos domínios da formação.
•1.5 Incentivar o reconhecimento pelo valor social do trabalho e promover o sentido de entreajuda e cooperação.
•1.6 Estimular a integração de culturas diferentes.

2. DIMENSÃO DAS AQUISIÇÕES BÁSICAS E INTELECTUAIS FUNDAMENTAIS

•2.1 Promover:
— O domínio progressivo dos meios de expressão e comunicação (verbais e não verbais);
— O conhecimento dos valores da língua, história e cultura portuguesas;
— O reconhecimento de que a língua portuguesa é um veículo de transmissão e criação de cultura nacional, de abertura a outras culturas e de realização pessoal e que é um veículo imprescindível à aprendizagem e à aquisição das necessárias competências linguísticas e comunicativas.

•2.2 Garantir a aquisição e estruturação de conhecimentos básicos sobre a Natureza, Sociedade e Cultura e desenvolver a interpretação e a análise crítica dos fenómenos naturais, sociais e culturais.
•2.3 Incentivar a aquisição de competências para seleccionar, interpretar e organizar informação.
•2.4 Fomentar o desenvolvimento de aptidões técnicas e manuais na resolução de problemas.
•2.5Estimular a iniciação ao conhecimento tecnológico e informático.
•2.6 Promover a informação e orientação escolar/profissional, em colaboração com as famílias e outras estruturas de apoio.

3. DIMENSÃO PARA A CIDADANIA
•3.1 Contribuir para a construção da identidade e para o desenvolvimento da consciência cívica.
•3.2 Promover o desenvolvimento de atitudes e hábitos de trabalho autónomo e em grupo.
.3.3 Promover uma Educação em função de Valores Universais de Cidadania e Protecção do Meio Ambiente.

DIMENSÃO EXCLUSIVA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES
4. MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES
· 4.1 Promover o sucesso educativo
· 4.1.1 Reduzir a taxa de insucesso escolar por turma e por disciplina (mínimo 5%) através de estratégias, métodos, actividades planificadas pelos docentes;
· ~




5. REDUÇÃO DO ABANDONO ESCOLA – Tendencialmente – 0%

· Promover e cooperar com CEFs e outros percursos escolares alternativos (reforço da disponibilidade e iniciativa dos professores);
· Reforçar a responsabilização dos Encarregados de Educação (estratégias, métodos, actividades diversificadas por parte dos professores e directores de turma);
· Promover e reforçar os contactos com as entidades externas (CPCJ, Segurança Social, Autarquia, Centro de Saúde...);


6. PRESTAÇÃO DE APOIO À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, INCLUÍNDO AQUELES COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
· Contribuir para uma formação integral dos alunos (diversificação de estratégias, métodos, procedimentos por parte dos professores);
· Implementar a articulação de conteúdos curriculares entre os diferentes ciclos de escolaridade dentro do Agrupamento (disponibilidade/participação/iniciativa, assim como métodos e estratégias por parte dos professores);
· Propugnar por uma uma efectiva igualdade de oportunidades (disponibilidade de métodos e estratégias por parte dos professores);

7. A PARTICIPAÇÃO NAS ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA E DOS ORGÃOS DE GESTÃO
· Contribuir para a articulação de conteúdos curriculares, assim como de aspectos pedagógicos, administrativos e outros considerados relevantes (forma de empenho, tipo de participação e de colaboração por parte dos professores);

8. RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
· Desenvolver estratégias de aproximação e maior envolvimento entre o Agrupamento e Entidades Públicas e/ ou Privadas da Comunidade (forma de empenho, tipo de participação e de colaboração por parte dos professores);


9. FORMAÇÃO CONTÍNUA ADEQUADA AO CUMPRIMENTO DE UM PLANO INDIVIDUAL DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE FORMA A:
· Promover o sucesso educativo (acções que pensa frequentar; teor da formação);


10. A PARTICIPAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DOS DOCENTES EM:
· A) Projectos e/ ou actividades constantes do PAA e dos PCT
· B) Outros Projectos e Actividades
Ø Os aspectos constantes em A) e B) devem prioritariamente visar:
o A promoção do sucesso educativo;
o A promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão e criação de cultura nacional, de abertura a outras culturas e de realização pessoal, assim como veículo imprescindível à aprendizagem e à aquisição das necessárias competências linguísticas e comunicativas;
o Promover uma Educação em função de Valores Universais de Cidadania, Protecção do Meio Ambiente e Patrimonial;
o Promover a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação, numa perspectiva de integração multidisciplinar do conhecimento.

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